Mais de 900 jovens da província do Bié beneficiaram de formações em cursos itinerantes de curta duração, no âmbito dos programas AVANÇA e CAPACITA, inseridos no Fundo Nacional de Emprego (FUNEA), anunciou, hoje, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.
De acordo com a governante, a província do Bié é a terceira a ser lançada as medidas financiadas pelo FUNEA, materializando assim, o programa JOBE ANGOLA, que já tem causado um impacto positivo na vida dos cidadãos.
A ministra destacou no quadro dos Contratos Locais de Emprego e Inserção (CLEI), foram beneficiados 90 jovens, organizados em nove cooperativas que, por sua vez, vão também gerar 150 empregos indirectos, em áreas como manutenção das vias, limpeza de sarjetas, pintura de lancis e recolha de animais mortos, jardinagem, poda de árvores em parques de recreio, projectos de inserção dos catadores de resíduos.
“Registamos, igualmente, a atribuição de microcréditos a 15 jovens, em diferentes atividades económicas, num montante de mais de sete milhões de kwanzas. Por esta razão, apelamos aos jovens beneficiados a aplicarem correctamente o valor nas suas actividades profissionais, para que possam efectivamente gerar novas oportunidades”, apelou a ministra.