João Katombela, na Huíla
Os sectores da educação e saúde, na província da Huíla, foram os que mais tiveram atenção especial do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), de iniciativa Presidencial, que está a ser executado em todo o país desde 2022, com o financiamento do Fundo Soberano de Angola.
Nesta parcela de Angola, foram inauguradas duas unidades sanitárias, sendo um Hospital Municipal nos Gambos e uma nova ala do Hospital Psiquiátrico da província.
Para a construção do primeiro Hospital Municipal dos Gambos, que tem uma capacidade de 100 camas, o Governo, por via do PIIM, alocou mais de 700 milhões de Kwanzas.
Construído numa área de 15 mil metros quadrados, o Hospital Municipal dos Gambos vai atender grande parte da região sul do país, concretamente os municípios de Cahama, Curoca, na província do Cunene, Virei, província do Namibe, Matala, Quipungo e Chibia na província da Huíla, com os serviços de hemoterapia, radiografia, laboratório de análise clinicas, pediatria, maternidade, imagiologia e bloco operatório.