O secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, afirmou, na cerimónia de encerramento, que o CIFL foi criado para capacitar os responsáveis da Administração Local do Estado, que lidam directamente com a programação, gestão e execução do Orçamento Geral do Estado.
Segundo o governante, o objectivo é torná-los mais competentes, transparentes e responsáveis no exercício das suas funções.
“Hoje, os senhores regressam para os vossos municípios melhor do que ontem e mais fortes para enfrentarem os desafios do amanhã”, referiu o governante.
Na ocasião, Fernando da Paixão Manuel ressaltou ainda que o curso está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, especificamente no Eixo 1, que visa consolidar a paz, o Estado democrático e a eficiência dos serviços públicos locais.
O CIFL procura também aprimorar a qualidade dos serviços públicos por meio do desenvolvimento contínuo das competências dos administradores municipais e adjuntos em matérias de finanças locais.
Fernando da Paixão Manuel mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados, reforçando que os grandes objectivos do curso foram cumpridos.
A cerimónia de encerramento contou com a presença de várias autoridades, incluindo a administradora da ENAPP para a Área de Negócios e Internacionalização, Rosa Graça de Moura, além dos administradores municipais adjuntos para as áreas Social e Económica, secretários-gerais e altos funcionários dos ministérios da Administração do Território e das Finanças.