O governador de Luanda, Luís Nunes, admitiu, ontem, segunda-feira, nesta cidade, que o combate ao lixo na província constitui uma das “bandeiras” do seu consulado.
O governante admitiu o facto no final de uma visita às instalações da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal), sita na zona da Ex-FILDA (Cazenga), antecedida da entrega de vários equipamentos técnicos.
Constam dos meios entregues, oito camiões vassoura, cinco camiões multi-funções e cinco carrinhas basculantes. “O combate ao lixo é uma das bandeiras da governação, daí a necessidade de munir uma empresa como a Elisal de vários equipamentos técnicos, para poder dar resposta positiva às necessidades de saneamento que a província exige”, ressaltou.
O governador Luís da Fonseca Nunes informou que esta empresa está a ter alguns problemas financeiros, devido aos atrasos nos pagamentos por parte dos municípios. Garantiu trabalhar para inverter o quadro, visando melhorar os serviços que o GPL quer prestar à população.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Elisal, Gonçalves Imperial, considerou a visita do governador Luís Nunes bastante proveitosa, porque permitiu abordar as diferentes matérias relacionadas com a limpeza pública.
Gonçalves Imperial apelou à população a respeitar os horários de deposição do lixo nos contentores, para permitir a adequada recolha. Criada em 1991, a Elisal tem como objecto social prestar serviço público de limpeza, manutenção e expansão da rede de esgoto das áreas urbanas da Província de Luanda