No mês de consciencialização para a prevenção do cancro da mama, em Luanda, a caminhada foi organizada pelo Shopping Fortaleza, em parceria com a DP Pulungunza.
A Caminhada Solidária pela Orla Marítima de Luanda é uma iniciativa que tem como objectivo sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da mama, que continua a ser um dos maiores desafios de saúde para as mulheres angolanas.
De acordo com o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), o cancro da mama foi o mais diagnosticado no país em 2023, com 312 novos casos e 23 mortes. Os dados referentes ao primeiro semestre de 2024 indicam já 216 novos casos e 11 mortes, o que reflecte a urgência de aumentar o rastreio e a detecção precoce.
O director-geral do IACC, Fernando Miguel, sublinhou recentemente que, em muitos casos, as mulheres chegam ao hospital num estado avançado da doença, o que reduz significativamente as suas chances de recuperação.
Embora não existam grandes constrangimentos no tratamento, o director apela a um esforço colectivo na prevenção e rastreio precoce da doença.
Neste contexto, o Shopping Fortaleza, ao longo deste mês, tem promovido uma série de actividades para apoiar esta causa, incluindo a organização de workshops e eventos dedicados à educação e sensibilização da comunidade sobre os cuidados a ter com a saúde mamária, acções que estão alinhadas com o apelo do director-geral do IACC para que a prevenção seja uma responsabilidade colectiva.
A Caminhada Solidária, que iniciou nas instalações do Shopping Fortaleza e terminou no Porto de Luanda, foi mais uma oportunidade de reunir a comunidade para apoiar esta causa.
Os participantes participaram também numa actividade fitness ao ar livre, que incluiu música e dança, na promoção da saúde e bem-estar de forma divertida e dinâmica.
Foram ainda doados materiais médicos descartáveis ou produtos alimentares não perecíveis que serão entregues às instituições que apoiam mulheres em tratamento oncológico, reforçando o lado solidário e comunitário desta iniciativa.
Província de Benguela não ficou de parte
Na mesma senda, a Associação Semana Rosa Angola, coordenada pela jornalista e apresentadora Dalila Prata, também organizou uma caminhada, na província de Benguela, por sinal a primeira Caminhada Rosa fora de Luanda.
Após sete anos de actividades e caminhadas, e apesar de já terem estado a realizar actividades em outras províncias, como Benguela, Cuanza-Norte e Bengo, esta é a primeira vez que caminham fora de Luanda.
Segundo Dalila Prata, este evento marca um momento especial, reforçando a importância de levarem a causa a diferentes regiões do país. A presidente aproveitou a oportunidade para agradecer à população de Benguela, “que nos acolheu com tanto carinho, às nossas guerreiras que marcharam com determinação e às Rose Members que ofereceram apoio incansável.
Também estendemos o nosso reconhecimento aos meios de comunicação que estiveram presentes e levaram a nossa mensagem mais além”, disse. Esta caminhada teve a parceria da UNIDOS de Ombaca, bem como os patrocínios da Lira Link, Refriango, Pura, Grupo Moreira, e o IACC (Instituto Angolano de Controlo do Cancro), que sempre acompanha.
“Acima de tudo, agradecemos a Deus, que nos deu a visão e a força para cumprir este propósito. Com fé e gratidão, continuaremos a nossa missão. Porque juntos somos mais fortes, e, com o coração cheio de esperança, seguimos firmes na luta contra o cancro da mama”, agradeceu Dalila Prata.
Angoalissar doa nove toneladas de alimentos para as comunidades carenciadas
Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, a Angoalissar, uma das principais distribuidoras de produtos alimentares essenciais em Angola, uniu-se à World Vision Angola para doar nove toneladas de alimentos a comunidades vulneráveis no Lubango e Lobito.
Segundo uma nota que chegou à nossa redacção, esta doação significativa proporciona apoio vital a centenas de famílias que enfrentam a insegurança alimentar, causada especialmente pela seca, como consequência do fenómeno climático El Niño.
A World Vision, uma organização humanitária internacional, dedica-se há 35 anos a apoiar populações mais vulneráveis em Angola, em diversas áreas, como saúde e nutrição, acesso à água e desenvolvimento.
Através desta parceria, a doação de alimentos da Angoalissar será distribuída pela World Vision Angola às famílias nas áreas mais afectadas pela seca, garantindo que aqueles que mais precisam recebam o apoio necessário. Além disso, voluntários da Angoalissar estarão presentes para entregar pessoalmente os alimentos doados, demonstrando o seu compromisso com a comunidade.
“O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para a Angoalissar reafirmar o seu compromisso na luta contra a fome e na melhoria da vida dos angolanos. Ao colaborar com a World Vision e com a participação dos nossos voluntários, pretendemos ter um impacto directo na vida de famílias em situção de elevada vulnerabilidade,” afirmou Mohamed Fadel, director- geral da Angoalissar.
Esta contribuição anual está alinhada com a missão da Angoalissar de apoiar as comunidades que serve e ajudar a combater a insegurança alimentar em Angola. O Dia Mundial da Alimentação é um importante lembrete da necessidade de acção colectiva para enfrentar a fome e criar mudanças sustentáveis.