O facto aconteceu na noite de 24 de Dezembro, no bairro do Paz, arredores de Menongue, capital do Cubango, quando dois amigos se desentenderam por causa de um par de chinelos pertencente a Luís Candumba, de 22 anos de idade, que foi vítima mortal de seu amigo por não aceitar vender os chinelos.
Pedro de Almeida Pacaça, de 25 anos de idade, mais conhecido por Panda, e um outro amigo de Luís, apenas identificado por Paiva, pediram-lhe que vendesse o par de chinelos para que com o dinheiro comprassem bebidas, uma sugestão que foi negada por Luís ainda no período da tarde, pois tinha sido uma oferta da mãe.
Por volta das 19 horas do dia 24, os três jovens reuniram-se no local onde habitualmente se encontravam para conviver. Neste lugar, a conversa dos chinelos voltou à mesa, e mais uma vez os amigos sugeriram a venda do artigo do infeliz.
Retomada a conversa, mais uma vez refutada por Luís, instaurou-se um desentendimento, sendo que Panda puxou uma faca e desferiu um golpe fatal na região torácica na medida do coração, e Luís conheceu a morte no local. Panda e Paiva estão detidos e já foram apresentados ao Ministério Público e encaminhados para o Juiz das Garantias no Tribunal da Comarca de Menongue.
Contudo, a família de Luís ressalta que não fará justiça por mãos próprias, mas não possui condições para realizar o óbito da vítima. O caso soma-se a outros dois homicídios registrados pela polícia no Cuando Cubango entre os dias 18 e 26 de Dezembro.
Sendo dois com recurso à faca, e um por agressão passional que vitimou uma jovem de 26 anos de idade, morta pelo marido no dia 24. O implicado arrastou o cadáver para uma mata e pendurou- o para simular suicídio por enforcamento.