Para além das duas vítimas mortais das últimas chuvas que se abateram sobre a cidade de Luanda, uma jovem de 28 anos foi arrastada e continua desaparecida.
De acordo com o Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, continua a mega operação de busca por Berta Maria Francisco, de 28 anos, desaparecida após o desabamento do chão da sua residência, causado pelas fortes correntes do rio Cambamba.
O incidente ocorreu no bairro Cabolombo, comuna do Benfica, município de Talatona, durante as chuvas do dia 1 de Abril de 2025. O momento de angústia da vítima foi registado em vídeos que circulam nas redes sociais.
A operação decorre desde as primeiras horas do dia 2 de Abril. As equipas percorrem todo o perímetro a jusante da conheci- da Ponte Molhada, numa extensão de aproximadamente quatro quilómetros até a foz, na zona da ponte do Benfica.
O perímetro de busca estende-se até ao mar, abrangendo as praias da Nicha e Pôr do Sol. O comando das operações está sob a responsabilidade da subcomissária Bombeiro Teresa Epako Candondo, Comandante-Adjunta para a Área de Protecção Civil.
A missão conta com um efectivo de 100 operacionais e meios aquáticos. O comando realça que as buscas continuarão por três dias, em conformidade com o protocolo internacional de Busca e Salvamento (SAR), que estabelece um prazo de 72 horas para esse tipo de operação.