Há uma convergência nas ideias entre o Governo Provincial de Luanda e organizações não-governamentais de que a educação ambiental deve ser passada pelos adultos às crianças nas escolas e no seio familiar
O governador da Província de Luanda, Manuel Homem, disse, neste sábado, 21, durante uma campanha de limpeza, numa das praias, no distrito urbano do Ngola Kiluanje, promovida pela administração Municipal de Luanda, que, para a melhoria do ambiente, estão em curso, a nível do governo provincial, várias acções, tendo destacado a sensibilização da população e a colocação de contentores em diversos pontos da cidade de Luanda.
Manuel Homem, que liderou a campanha em alusão ao Dia Mundial do Ambiente “Clean Up Day”, celebrado a 20 de Setembro (e transferido no nosso país para 21 de Setembro), muito cedo, se fez presente na praia, onde máquinas, empresas e até representantes de algumas embaixadas foram mobilizados.
O evento decorreu numa das praias do distrito urbano do Ngola Kiluanje, na zona do Porto Pesqueiro. Em declarações à imprensa, Manuel Homem defendeu a necessidade de se começar a educação ambiental às crianças, seja nas escolas ou pelos adultos no seio familiar.
Disse ainda estarem em curso acções para a melhoria do ambiente na cidade, que passam pela sensibilização dos cidadãos, colocação de contentores e a educação para a separação de resíduos sólidos e líquidos e, ainda, a redução da utilização do plástico.
O lema do Governo provincial de Luanda para o dia Mundial da limpeza deste ano foi “Unidos por um Ambiente Limpo”. Num clima de emoção, a administradora do distrito urbano do Ngola Kiluanje, anfitriã do evento, agradeceu à presença massiva da população local e chamou atenção para a proteção do ambiente, sublinhando ser uma responsabilidade de todos.
Mulheres geocientistas escolheram a floresta da Ilha de Luanda
A Associação das Mulheres Geocientistas, com mais de 500 membros, dos quais 44 especializadas em ambiente, também realizou uma actividade para a celebração do dia da limpeza, com o apoio da Elisal e outras instituições.
A associação escolheu a floresta da Ilha de Luanda para fazer a limpeza. A presidente da Associação de Mulheres em Geociências, Esperança Garcia, em declarações ao OPAÍS, defendeu a escolha do local para a promoção do que chamou de geoturismo. Tal como Manuel Homem, a Associação de Mulheres em Geociências entende que os adultos devem transmitir como exemplo a educação ambiental às crianças nas escolas e no seio familiar.
O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que visa combater a poluição e promover um ambiente mais saudável e sustentável. A data comemorativa acontece no dia 20 de Setembro, todos os anos, e Angola realiza eventos para a celebração da efeméride desde 2018.
POR:José Zangui