Foi detido, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), um cidadão de 38 anos de idade, funcionário bancário acusado do crime de furto qualificado de 20.000.000 Kz, subtraídos do Banco Sol, sito no município de Ambaca, vila de Camabatela, província de Cuanza Norte.
A detenção foi efectuada por meio de uma denúncia, feita no dia 17 do mês e ano em curso, pela gerência do Banco, após registar uma anomalia no dispensador de notas. Sem possibilidade de soltar as cassetes de um dos ATMs, o gerente viu-se obrigado a notificar um técnico da PLANAD e, enquanto aguardava a chegada do mesmo, decidiu fazer uma supervisão nos caixas, tendo-se surpre- endido com o desfalque do montante supramencionado.
De imediato, o SIC foi accionado, e durante as investigações soubese que apenas duas pessoas tinham acesso aos cofres dos ATMs, no caso o gerente e o tesoureiro, este último que se encontrava em gozo de férias, mas para o contínuo normal funcionamento da agência, deu as suas credenciais (código de acesso ou abertura dos cofres dos ATMs) a um terceiro. O terceiro elemento recebeu a senha no sentido de auxiliar no carregamento e supervisão.
Questionados sobre a localização deste terceiro elemento, os operacionais cadáver na localidade de Cangumbe, concretamente no perímetro da fazenda denominada Ocupilica, que dista 8 km da sede municipal. Face à informado SIC foram informados de que fazia dias que o mesmo não comparecia no serviço sem qualquer justificação.
Dado os factos, e por ser tido como um dos principais suspeitos, foram feitas várias diligências tendentes à localização do mesmo e, com um mandado, três dias depois da denúncia, foi possível deter o implicado já na província de Malanje.
O acusado confessou a autoria do crime, alegando que o fez em dias diferentes por meio de transferências em outras contas. O ora detido será presente ao Magistrado do Ministério Público para a responsabilização criminal que se impõe.