Falsos taxistas que furtavam telefones dos passageiros detidos pelo SIC

Uma operação conjunta do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e da Polícia Nacional resultou na detenção de uma quadrilha que simulava serviço de táxi para furtar telefones dos passageiros nas vias do município de Viana

Os cinco indivíduos, com idades entre 32 e 48 anos, implicados nos crimes de associação criminosa e furto qualificado de bens diversos de passageiros de táxi, tinham a rota vila-congoleses como as áreas de atuação.

“Estes simulavam o serviço de táxi público, sob uma viatura de marca Toyota, modelo Hiace, vulgo quadradinho, que corria, diariamente, o trajecto congoleses- vila de Viana e vice-versa, e que, sob várias artimanhas de distração dos passageiros, subtraíam deles vários pertences, principalmente telemóveis”, disse o porta- voz do SIC em Luanda, Fernando de Carvalho.

Descreve-se ainda que tais indivíduos lesam o pacato cidadão há mais de dois anos e tinham o período matinal para praticar estes crimes, período com maior carência de táxi face às preocupações laborais e escolares. “Depois de praticarem as acções ilícitas, os telemóveis já tinham um receptador de costume, sobre o qual também se avançam diligências.

Do valor arrecadado nos furtos, uma parte era entregue ao dono da viatura, como se rendimento diário da actividade de táxi se tratasse, e o resto repartiam entre eles”, conta o porta-voz do SIC. No decorrer das acções operativas, avança, foi apreendida a referida viatura, bem como oito telefones de marcas e modelos diversos.

“Quanto aos detidos, foram já presentes ao Ministério Público, que promoveu a remessa ao Juiz de Garantias”, concluiu o porta-voz que saudou o espírito de denúncia que se tem criado no seio da nossa sociedade.

POR: Stélvia Faria

Exit mobile version