Quatro pessoas perderam a vida e três ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, 31, em consequência da explosão de uma máquina utilizada na exploração mineira, na mina de Cerredo, município de Degãna, Principado de Astúrias, em Espanha.
De acordo com o porta-voz do governo de Astúrias, Guillermo Peláez, a máquina que os trabalhadores utilizavam terá explodido e provocado queimaduras e traumatismo aos mineiros que realizavam trabalhos ao abrigo de uma licença de exploração mineira relacionada com uma possível utilização de minério para o fabrico de grafite.
Dos três feridos, dois foram levados com queimaduras graves para Ponferrada, ao passo que o terceiro, com um quadro mais moderado, foi levado para o hospital das Astúrias. Há ainda o registo de dois trabalhadores desaparecidos, porém, de acordo com a delegação do governo das Astúrias as equipas estão focadas nas buscas para os encontrar.
O Presidente do governo espanhol enviou um “abraço sentido” às famílias das vítimas. Numa publicação na rede social X, Pedro Sánchez fez também um agradecimento aos serviços de emergência.