O assessor do PCA da Empresa Provincial de Água de Luanda, Dúlce Salvador, disse que a sua empresa se compromete a cumprir com os prazos dos projectos Bita e Quilonga, implementados para aumentar a capacidade de distribuição de água a nível da capital do país, de modo a atenderem mais de sete milhões de habitantes.
“Quanto aos desafios, a EPAL propõe-se a assegurar o cumprimento dos prazos, para a implementação dos projectos do Bita e do Quilonga, para garantir que em 2027 tenhamos mais 777 mil e 600 metros cúbicos no sistema existente, para poder atender mais de sete milhões de habitantes” disse o representante da EPAL durante o Conselho Consultivo da Energia e Águas.
Dúlce Salvador expressa que a meta é atingir uma cifra dos serviços de abastecimento de água na província de Luanda na ordem dos 85 por cento. A EPAL desafia-se a melhorar o seu sistema de facturação, de modo a sair dos 60 por cento de 2024 para os requeridos 75 por cento. Compromete-se igualmente a assegurar a substituição de troços que tenham a rede envelhecida, sobretudo no casco urbano, de modo a resolver-se o problema das rupturas constantes que têm ocorrido.
Igualmente a instalação de contadores pré-pago nas zonas urbanas de Luanda e nas instituições públicas, bem como a colocação de medidores de vazão nas entradas de estações de tratamento de água (ETA´s) e nos centros de distribuição de água (CDI´s) para mesurar melhor os dados de volumes produzidos e distribuídos.
Por causa disso, o assessor da empresa de água referiuse à actual realidade de produção de água, tendo realçado que a EPAL tem 15 sistemas de tratamento de água, dos quais três grandes sistemas e 12 pequenos sistemas que garantem uma capacidade de 776 mil e 234 metros cúbicos dias. Desta capacidade, está a produzir-se uma média de 615 mil 264 metros cúbicos por dia, com uma eficiência de produção de 79,3 por cento.
“Tivemos um acumulado de produção avaliado num volume total de 224.503.265 metros cúbicos, sendo que a eficiência mensal de produção está entre 75 e 90 por cento”, frisou Dúlce Salvador. Quanto à eficiência dos sistemas de tratamento de água, o assessor informou que, em termos de operação, a sua empresa tem as grandes estações de tratamento de água com uma eficiência de mais de 90 por cento e os pequenos sistemas com uma eficiência de menos de 30 por cento.
Relativamente à distribuição, referenciou que a EPAL tem 36 centros de distribuição, os quais têm um período máximo de distribuição de 24 horas, mínimo de 18 horas e uma eficiência geral de 73,3 por cento.
“Importa referir que temos os centros de distribuição de Viana com o maior índice de distribuição, assim como o centro do aeroporto com o índice mais baixo de distribuição com 8,23 por cento. Quanto ao comportamento face ao período em análise, nós tivemos um período máximo de eficiência de distribuição de 16 horas, isso em 2024, e um mínimo de 11 horas”, detalhou o assessor.
Facturação de 62 por cento
No aspecto comercial, a EPAL tem uma carteira de 546 mil clientes e tem uma eficiência de facturação de 62 por cento. Face ao volume total de água produzida no período em análise, a EPAL tem 30,87 por cento de água facturada e 69,13 por cento de água não facturada.
A partir dos seus indicadores, pode-se verificar uma tendência decrescente positiva, saindo de 2023 de máximo de 77 por cento de água não facturada que vai atingir uma tendência decrescente e atingir os mínimos até 65 por cento de água não facturada. No entender de Dúlce Salvador, no rácio de facturação versus cobrança, a EPAL, no período em análise, emitiu um total de facturas de 20 mil milhões, sendo uma variação de 59,33 por cento