Os bancos de sangue dos hospitais António Agostinho Neto; Materno-infantil Irene Neto; Municipal do Lubango Olgas Chaves; e Militar da Região Sul foram reforçados com bolsas de sangue doadas pelos efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla.
Ao todo, foram 37 efetivos da Polícia Nacional na Huíla que, no âmbito das celebrações do 49.º aniversário da corporação, procederam à doação do líquido vida às unidades sanitárias, com vista a minimizar as dificuldades que os pacientes enfrentam durante os vários momentos de tratamento.
A responsável da hemoterapia do Hospital Materno-infantil do Lubango, Felisberta Baptista, agradeceu o gesto dos efetivos da Polícia Nacional na Província, tendo dito que a doação de sangue, feita pelos efetivos da PN, ajudará a suprir muitas dificuldades enfrentadas pela Unidade Sanitária.
Felisberta Baptista revelou que esta é a primeira vez desde o início do ano que o Hospital Materno-Infantil Irene Neto recebeu uma doação desse tipo, e espera-se que mais voluntários de outros ministérios possam fazer esse nobre gesto para salvar inúmeras vidas.
Por seu turno, a chefe do Departamento dos Serviços de Saúde do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huila, Celmira Mateus, salientou que doar sangue é, de fato, uma virtude que pode salvar vidas.
“O sangue humano é insubstituível nos procedimentos médicos e em muitos tratamentos. Não existe produção artificial de sangue. A única maneira de repor esse líquido essencial é através da transfusão de sangue doado”, frisou.
POR:João Katombela, na Huíla