O Tribunal de Comarca do Soyo, província do Zaire, condenou, quarta-feira, a três anos e seis meses de prisão, um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), por contrabando qualificado de combustível.
Trata-se do réu Kapeta Kambay, de 43 anos de idade, natural de Kinshasa, capital da RDC, que em Janeiro deste ano tinha sido detido em flagrante delito, no posto fluvial de Kulanganga, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Em situação migratória irregular, o mesmo tinha sido encontrado em posse de 7 mil litros de gasolina carregados em três embarcações que tinham como destino a RDC, refere o acórdão lido pelo juiz da causa, António Moreira. Kapeta Kambay deverá ainda pagar 150 mil kwanzas de taxa de justiça e 10 mil kwanzas de emolumentos.
O julgamento deste caso teve início no passado dia 11 deste mês, tendo sido interrompido para permitir a auscultação de demais declarantes para a recolha de mais matéria probatória do crime.
As sessões de audiências de processos de contrabando de combustível no Tribunal de Comarca do Soyo retomam na segunda quinzena de 2025, com outros três arguidos, segundo uma fonte daquele órgão judicial na região.