O programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE) já criou, até ao momento, 1.425 empregos directos, tendo beneficiado, indirectamente, 15 mil e 446 cidadãos, em três províncias do país.
Estes dados foram divulgados, nesta Segunda-feira, em Luanda, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
A governante falava durante cerimónia de entrega de kits de trabalho, concepção de microcrédito e atribuição de programa de estágios profissionais, através do programa JOBE, realizada no Marco Histórico 4 de Fevereiro, no município do Cazenga, em Luanda.
Segundo a ministra, o programa JOBE é financiado pelo Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA) e serve de apoio à promoção da empregabilidade e ao empreendedorismo.
As três províncias beneficiadas, disse, foram Luanda, Huambo e Bié, sendo que o total dos contemplados incluem jovens que saíram da formação profissional, estágios profissionais, microcréditos e do projecto de inserção de catadores de resíduos.
Teresa Rodrigues Dias revelou ainda que o programa JOBE, em Luanda, elevou para 3.052 o número de beneficiários, tendo explicado que o projecto serve para melhorar o quadro da empregabilidade juvenil, sobretudo para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social, que constituem prioridade do Executivo, dirigido pelo Presidente da República, João Lourenço.
De referir que prestigiaram o evento o vice-governador de Luanda, a administradora municipal do Cazenga e o secretário de Estado da Administração do Território