Começa hoje, dia 24 de Março, a campanha de ablação de quistos da mama guiada por ecografia, a decorrer no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, município do Kilamba-Kiaxi, anunciou esta manhã a RNA.
De acordo com Celestino Delgado, médico porta-voz da campanha, que vai até quinta-feira, a incidência do quisto da mama é relativamente comum, principalmente em mulheres na faixa dos 35 a 50 anos de idade, portanto, muitas delas podem se beneficiar desta campanha.
“Muitas delas podem se beneficiar desse procedimento, principalmente aquelas com quistos sintomáticos ou que causam alguma preocupação clínica”, afirmou.
Segundo o profissional, a ablação de quistos da mama guiada por ecografia, é de extrema importância pois, a ecografia permite inserir com precisão a agulha que retira o líquido impuro das mamas.
“Utiliza-se a ecografia para guiar com precisão a inserção de uma agulha, no interior do quisto. Esta agulha vai permitir a aspiração do líquido e a destruição do tecido do quisto, através da técnica da doação por etanol”, avançou o porta-voz.
O responsável assegurou, igualmente, que este método comporta vários benefícios, além de ser extremamente eficaz.
“A ablação de quistos da mama guiada por ecografia é uma opção eficaz e segura, é minimamente evasivo, ou seja, dá menos dor e recuperação mais rápida, em relação às cirurgias tradicionais. Com este procedimento não envolve cicatriz da mama, como as grandes incisões, e a paciente pode voltar para a casa no mesmo dia”, garantiu.