Segundo o porta-voz do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, intendente bombeiro Daniel Correia, que falava a este jornal, foram registadas 41 solicitações para intervenção em ocorrências, incluindo 6 incêndios com causas presumíveis de curto-circuito e negligência nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi, Cazenga, Talatona, Hoji-ya-Henda e Kilamba.
Os sectores afetados foram duas residências, um estabelecimento comercial e um veículo de transporte.
No mesmo período, registaram-se também dois casos de afogamento, sendo um no município de Viana e outro no Mussulo.
Foram solicitados ao comando 7 casos de abertura de portas, além de ter sido encontrado um cadáver no município de Cacuaco.
Registou-se um caso de iminência de afogamento no Mussulo e houve ainda 20 casos de evacuações diversas, com destaque para os municípios do Calumbo e Sambizanga, que registaram três casos cada.
No capítulo de danos humanos, o responsável lamentou o facto de a instituição ter registado 7 mortes, sendo 5 por presumíveis afogamentos, 1 por desabamento de parede e 1 caso por determinar.
Foram também registados, no período em causa, 8 feridos, sendo 5 por acidente de viação, 1 por desabamento de parede e 2 por queda.
Por: Onésimo Lufuankenda