O Serviço de Investigação Criminal (SIC) procedeu, em Luanda, à detenção de dois cidadãos nacionais, ambos de 31 anos de idade, destes, um é funcionário bancário, implicados nos crimes de extorsão, chantagem, tentativa de homicídio e burla.
A detenção dos implicados deveu-se ao facto de o cidadão bancário ter pretendido pôr fim à vida da sua namorada, pelo facto de recear uma possível divulgação pública de informações comprometedoras que existiam no telefone da sua parceira, sendo que, para o efeito, contratou o outro cidadão para executar o crime, garantindo uma recompensa de dois milhões de kwanzas.
De acordo com as informações disponibilizadas pelo SIC, através da Direcção Central de Operações, o cidadão acusado, no caso o mandante, terá pago um valor inicial de 500 mil kwanzas.
O SIC apurou ainda que o cidadão que tinha sido contratado não consumou o crime do qual foi solicitado primeiramente, tendo se passado diante da vítima como efectivo do SIC, persuadindo- a a pagar outros dois milhões de kwanzas para não cumprir a ordem dada pelo mandante.
A cidadã, que seria a vítima mortal, diante das sucessivas chantagens e ameaças feitas por aquele que seria seu carrasco, denunciou ao SIC que desencadeou investigações que resultaram na detenção dos acusados.