No último fim-de-semana, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS) entregou várias salas de informática e serviços de internet a quatro instituições nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, no âmbito do projecto Angola Digital.
Foram beneficiadas a Escola João Beirão, no Luanda Sul (Viana), com uma sala de informática equipada com 17 computadores; o Centro Sócio-Profissional das Irmãs Auxiliadoras, no Zango 3, com 25 computadores; o Instituto de Hotelaria e Turismo, no município do Kilamba, Largo da Cultura Dr. Antonio Agostinho Neto com serviços de Internet do Angola Online, com 17 computadores; e o Centro Comunitário da Juventude da Fubu, no município da Camama, com 32 computadores.
Na ocasião, o ministro das telecomunicações, tecnologias de Informação e comunicação social, Mário de Oliveira, disse que os projectos Angola Digital e Angola Online se complementam, com a diferença de que o primeiro está vocacionado para as escolas e centros de formação e o segundo para o público em geral, em largos, em campos, e que beneficiam a população no geral.
“Neste momento, no Angola Digital, estamos com cerca de 81 escolas ao longo de todo o país e, no que toca ao Angola Online, estamos com 141, mais ou menos, postos de acesso à internet funcionais, também ao longo de todo o país, que têm beneficiado, sobretudo, a juventude. É um projecto para continuar, dentro daquilo que é o programa do Governo, dentro daquilo que é a nossa responsabilidade, no que toca ao aumento da literacia digital”, sublinhou.
A ideia do MINTICS é melhorar as condições de estudo, de investigação das escolas, e neste âmbito é acrescentado também o projecto Conecta, que está baseado, no que toca à conectividade, no AngoSat 2, que também tem beneficiado as populações do interior do país, bem como o recentemente começado (em Dezembro) projecto Ilumina Angola – cujo objectivo está em cobrir o país com comunicações e com internet.
O dirigente garante a continuidade do trabalho, juntamente com os parceiros, para que possam aumentar o número de salas, para que possam aumentar o número de largos de acesso à juventude. “Nós, ainda no final deste mês, princípio do próximo, iremos para uma província. O nosso objectivo é um, é único, é cobrir o país, de Cabinda ao Cunene, do Mar ao Leste, com o serviço de comunicações, que seja de qualidade”, sustenta.
Por outro lado, a administradora do município do Camama, Claudineth de Almeida, que recebeu duas salas novas equipadas ( uma com 12 e outra com 20 computadores), mostrou-se grata, porque a comunidade tem estado a solicitar estes meios, para as aulas de informática, e que servem para ocupar o tempo livre dos jovens, de modo que não enveredem em acções menos boas, como o crime.
“O centro comunitário tem várias associações que fazem trabalhos neste local e a entrega dos computadores vai minimizar o trabalho destas associações. O acesso à internet e os cursos serão gratuitos, a manutenção dos equipamentos será feita pelo MINTICS e a administração garante a melhor gestão e segurança dos mesmos”, garantiu.
“Temos outros projectos como em Menongue, Benguela, por exemplo, onde poderão beneficiar desta doação, pelo que estamos muito gratos”, disse a irmã Ana Santos, Centro Sócio-Profissional das Irmãs Auxiliadoras, no Zango 3, que receberam 25 computadores. A irmã reconhece que a inauguração da sala de informática e a entrega dos computadores vão aumentar significativamente a literacia informática aos jovens da região, pelo que todos os alunos devem tirar partido disso.