A informação foi avançada ontem pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, inspector-chefe José Nongava, tendo dito que o acidente faz parte de um total de 14 ocorrências registadas no período em referência.
De acordo com o porta-voz da Polícia na Huíla, as quatro pessoas perderam a vida no local do acidente, sendo que as demais vítimas, com ferimentos graves, foram transferidas para o Hospital Municipal de Quipungo.
“Durante o fim-de-semana, o Comando Provincial da Huíla da Polícia Nacional registou a ocorrência de 14 acidentes de viação, dos quais queremos enfatizar do acidente que ocorreu na Estrada Nacional n.° 280, onde uma viatura de marca Toyota Hyace estoirou um pneu do lado esquerdo, despistou e capotou, tendo causado a morte imediata de quatro pessoas, e 13 feridos graves”, disse.
Segundo o porta-voz, estes acidentes ocorreram nos municípios do Lubango, Cacula, Quipungo, Caluquembe e Quilengues. O oficial da PN aponta o excesso de velocidade como sendo a principal causa dos acidentes que resultaram em colisões, capotamentos e despistes.
mais de 70 cidadãos detidos no último fim-de-semana no Lubango Durante o fim-de-semana (de 11 a 13) na província da Huíla, o Comando Provincial da Polícia Nacional registou a ocorrência de 21 crimes diversos, sendo que 14 dos quais já foram esclarecidos, o que resultou na detenção de 78 cidadãos de várias idades, como presumíveis autores.
Entres estes delitos, José Nongava destaca os crimes de roubo, furto, tráfico de canábis, tráfico de minerais estratégicos, ofensas à integridade física e abuso sexual contra menor. Relativamente ao crime de abuso sexual, o Comando da Polícia Nacional na Huíla procedeu à detenção de um cidadão de 20 anos de idade, acusado de ter abusado sexualmente uma menor de cinco anos de idade, sua sobrinha, ocorrido no bairro Nambambe, arredores da cidade do Lubango.
“Pelas 17 horas do dia 13 do corrente mês e ano, foi detido um cidadão nacional de 20 anos de idade, depois de uma denúncia feita pelos familiares, por abuso sexual. O cidadão aproveitou-se da ausência dos pais, chegou à casa, encontrou três menores e convidou apenas uma para que pudesse segui-lo na compra do pão.
No caminho, o acusado usou uma casa abandonada onde manteve cópula ilícita. Ele está detido e será apresentado ao digno magistrado do Ministério Público”, sustenta. De acordo com a mãe da menor, o crime ocorreu no dia 5 de Setembro, quando a família se encontrava no interior da residência, com as crianças a brincarem junto ao portão do quintal da casa.
“Neste dia, eu estava a ver televisão com a minha mãe e meus irmãos, quando saí de casa, fui comprar algo e me deparo com o meu irmão a dizer que a minha filha tinha sido encontrada numa obra abandonada, a chorar.
Ele conhece a casa e vi que estava bébado, encontrei a menina com o colã cheio de sangue”, conta a mãe da vítima. A mãe denunciou igualmente que a família do acusado tentou suborná-la com valores monetários, no sentido de retirar a queixa, o que não foi aceite por ela, pela razão do dano moral causado à sua filha.
POR:João Katombela, na Huíla