Os efectivos da Polícia Nacional de Angola (PNA) afectos à 3ª Unidade de Guarda Fronteiras em M’Banza Congo, província do Zaire, em coordenação com a subunidade de Mpala/Nkoko, desmantelaram, neste domingo, 23, uma rede que promovia a imigração ilegal e detiveram 14 suspeitos.
Tratam-se de 12 cidadãos estrangeiros e dois nacionais, acusados de facilitar a entrada e permanência irregular de estrangeiros no país, segundo informação divulgada hoje pela PNA.
Os dois cidadãos nacionais, identificados como Pongue Makaya, conhecido como Joel, de 32 anos, e Makiesse Pierre, conhecido como Jean, de 48 anos, foram detidos em flagrante, quando tentavam organizar o transporte ilegal dos estrangeiros para Luanda, a partir de sua residência, na companhia dos 12 cidadãos da República Democrática do Congo.
Os acusados, para evitar a detenção, ainda tentaram subornar as autoridades com 138 mil kwanzas e 99 mil francos congoleses.
Os mesmo foram encaminhados ao Piquete do Comando Municipal de M’Banza Congo para posterior responsabilização, e serem apresentados ao Ministério Público, que dará seguimento aos devidos procedimentos legais.