Cento e 80 directores municipais e responsáveis da área de ensino especial participam, nesta terça-feira, na cidade Uíge, no workshop sobre “Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação Especial e Inclusiva.
O ensino especial no Uíge matriculou, no presente ano lectivo, 2.066 alunos em 65 escolas inclusivas.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Educação do Uíge, o encontro, orientado por técnicos do Instituto Nacional da Educação Especial, juntou, igualmente, directores de escolas primárias da sede capital da província e coordenadores da área de educação especial.
Entre vários temas, estão a ser abordados projectos e programas do ensino especial, educação especial e inclusiva, grupo alvo da educação especial, formação contínua e inclusiva, indicadores, metas, programas e projectos ligados à educação especial.
A elaboração e implantação do Plano Provincial de Desenvolvimento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, melhoria da qualidade de desenvolvimento do ensino e aprendizagem e a formação contínua de gestores escolares e do quadro docente.
Ao intervir na abertura do workshop, o chefe do Serviço Provincial da Educação Especial do Uíge, Constantino Gama, destacou os avanços registados na educação especial inclusiva, com a inserção de varias pessoas com deficiência.
Esclareceu igualmente que o encontro vai redinamizar e redimensionar o funcionamento das escolas do ensino especial, visando melhorar a qualidade de ensino.