Um cidadão de 30 anos foi detido pela Polícia Nacional (PN), no Domingo, na cidade do Lubango, por suspeita de abusar, sexualmente, um rapaz de 10 anos reiteradas vezes.
A informação foi avançada ontem, Segunda-feira, nesta cidade à ANGOP, pelo porta-voz da PN na Huíla, inspector-chefe Fernando Tongo, referindo que o crime ocorreu no bairro Tchioco, local onde o suspeito foi detido às nove horas, mediante denúncia dos pais da vítima.
Declarou que o suspeito, vizinho do menino, aproveitou-se da ausência dos progenitores e sob ameaças de morte levou o menor para um lugar desabitado onde praticou o crime por várias vezes.
O porta-voz realçou que os pais descobriram o caso por constantes diarreias e sangramentos ao urinar, queixas apresentadas pelo miúdo. “(…) Os pais preocupados questionaram e o menor informou que o mesmo já vem sendo abusado sexualmente desde o ano transacto, sendo que no ano em curso já foram três vezes, não conseguia dizer aos pais, porque o suspeito o ameaçava de morte”, disse.
Frisou que o menor já teve assistência médica e medicamentosa, numa das unidades sanitárias locais e está para ser observado por um médico legista para determinar a gravidade dos factos.
Fez saber que no âmbito do programa “Polícia do Bairro”, a equipa de proximidade do sector vai passar a realizar visitas periódicas para saber a evolução do menino e conversar com a família de modo a tranquilizá-los.
Fernando Tongo aconselhou os pais e encarregados de educação a conversarem mais com os filhos, a fim de estarem mais próximos dos mesmos, despertá-los e incuti-los o espírito de denúncia, apelando para a necessidade de se redobrar a atenção para com os menores, com vista a evitar crimes do género.
É o primeiro caso de violação sexual, tendo como vítima um menor, no ano em curso.