A vice-governadora para o sector político, social e económico do Cuando Cubango, Helena Lourenço Chimena, destacou, em Menongue, os feitos das Forças Armadas Angolanas (FAA) na garantia da paz, integridade territorial e defesa da soberania nacional.
Falando Sexta-feira na abertura do ano de Instrução Combativa e Educação Patriótica 2023/2024, a vice governadora reconhece que as FAA, desde a sua constituição como instituição castrense, sempre desempenharam com bravura e coragem a sua missão, nas várias etapas da trajectória histórica do país.
Helena Lourenço Chimena lembrou que esta bravura e coragem foi graças à formação e instrução permanente de homens capazes que orgulham a todos os angolanos.
Pediu paciência aos instrutores e comandantes nos vários escalões de organizações das forças armadas, aos instruendos maior dedicação, porque a inovação tecnológica, aliada à globalização, exige formação e instrução contínua, para lidar com os desafios actuais.
A preparação operativa, combativa e educação patriótica, durante o ano de 2023/2024 na 5ª Divisão Região Militar Sul, traça como prioridade incutir aos militares conhecimentos sobre as leis e regulamentos vigentes nas Forças Armadas Angolanas e do país.
O ano de instrução reserva, igualmente, como desafios a intensificação dos programas de combate ao VIHV/Sida, hepatites, tuberculose e diabetes, no âmbito da campanha “Eu amo a vida”, com vista à diminuição dos índices de mortalidade por causas evitáveis, bem como a elevação dos níveis de disciplina e a promoção contínua dos valores e virtudes militares Consta ainda o contínuo combate à imigração ilegal e outros crimes transfronteiriços, bem como promover medidas educativas para a preparação do meio ambiente, continuar a cimentar a unidade nacional, a paz e a estabilidade em todo território da 5ª Divisão