O Serviço de Veterinária no município de Viana, em Luanda, regista mensalmente entre 100 e 150 casos de mordeduras de animais diversos, informou, na Segunda-feira, o seu responsável, Valter Barros.
Segundo o responsável, do total de mordeduras, dez por cento são provocadas por macacos, 20 por cento por gatos e 70 porcento por cães, muitos dos quais vadios, nos bairros da Boa-Fé e Caop A, B e C.
Valter Barros apelou aos munícipes a levarem os seus animais para vacinação comunitária, cuja campanha decorre desde Sextafeira no município, numa acção do Governo Provincial de Luanda.
Nesta campanha de vacinação comunitária, que termina na Quarta-feira, o município de Viana pretende imunizar perto de 10 mil animais.
Na abertura da campanha, o director provincial da agricultura, João Pedro, disse que a capital do país registou, até à presente data, mais de uma centena de casos de raiva em animais, motivo pelo qual está a ser implementada a vacinação comunitária, nos municípios de Viana, Cacuaco, Cazenga e Belas os mais afectados com estes casos.
A referida campanha envolve 24 equipas de técnicos dos serviços de veterinária, que passam pelas residências.