Os processos de Oferta Pública de Venda (OPV) das acções detidas pelo accionista Estado nos bancos BAI (1%) e 24% do Caixa Geral Angola (BCGA), influenciou no aumento de aberturas de contas por particulares e pessoas singulares na Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA)
Em 2022, foram abertas 39 158 contas de registo individualizado, com um crescimento de 158% face ao período homólogo, destacando-se o maior registo no IV trimestre.
De acordo com o relatório anual da Bodiva referente a 2022, os elevados registos de aberturas de contas foram verificados nos meses de Maio e Novembro, justificado pelos processos de OPV das acções detidas pelo Estado nos bancos BAI e BCGA, seguido da venda nos mercados Bodiva das proprias acções do BAI.
No geral, em termos de desempenho de mercados de custódia, as contas de particulares e pessoas singulares CEVAMA epresentam 85,33%, seguido do sector financeiro e de seguros com apenas 8,03%, segundo a Angop.
O comércio por grosso e a retalho vem a seguir com 2,33% de quota, quando a indústria extrativa está presente com 0,47%.
No global, de acordo com o relatório anual da Bodiva, até ao momento, a CEVAMA conta com um total de 64 031 contas activas, depois ter dado início, em 2017, com o processo de abertura de contas individualizadas de clientes.
As contas estão relacionadas com carteira própria dos membros, de regularização e de registo individualizado de várias tipologias de investidores.
Em 2022, a média de contas abertas por trimestre situou-se nas 9 779 contas, o que revela um aumento percentual igual ao crescimento registado, segundo o relatório apresentado.
A nível de distribuição das contas de registo individualizad, três membros concentram 91,66% do global.
Trata-se dos bancos BAI (61,88%), o BFA (25,70%) e o BMA (4,07%.) Vantagens da CEVAMA A abertura da contas individualizadas de comitentes, ou seja, investidores, detentores de valores imobiliários, na Central apresenta várias vantagens, como a segregação patrimonial entre o intermediário financeiro e o seu cliente, o que pode aferir maior transparência aos movimentos efectuados a favor da conta.
O processo permite também salvaguardar a integridade dos títulos dos investidores e garantir uma maior celeridade no tratamento de juros e dividendos.
Para o processo de abertura de conta, tudo começa com o envio de um contrato com as cláusulas mínimas ao investidor peli seu intermediário financeiro (membro liquidador) registado na Bodiva.
Após a recepção e assinado o contrato , e o mesmo é remwtido ao membro liquidador (ML) que atesta a sua conformidade e proxede a abertura da conta individualizada na CEVAMA.
Feita a abertura, prodece-se a transferência dos valores mobiliários custodiados na conta de regularização para a do investidor.