Os centros de saúde sedeados no município do Cazenga (Luanda) foram reforçados, na sexta-feira, com fármacos diversos e materiais gastáveis avaliados em dois milhões de kwanzas.
A acção resulta da responsabilidade social das associações dos comerciantes malianos que ofereceram, à administração municipal do Cazenga, vários fármacos, analgésicos, antibióticos, soros, complexo B, vitaminas e fraldas.
Na ocasião, o secretário da Comunidade Maliana Comerciante no distrito urbano do Hoji Ya Henda e residente no Cazenga, Amadou Câmara, explicou que a acção visa minimizar as dificuldades dos centros de saúde da localidade.
Por sua vez, o administrador adjunto para área Política e Social do Cazenga, Constantino de Almeida, disse que o gesto vai trazer algum alento a todos aqueles que procuram por serviços médicos e medicamentos nos centros de saúde da localidade.
“Os meios vão servir para fazer face aos eventuais surtos neste período chuvoso, com realce para a cólera e malária”, referiu o responsável, revelando que os meios serão canalizados aos centros de saúde do município.
Já o director do gabinete de Saúde do Cazenga, Caetano Miguel, realçou que estão numa fase de prevenção da cólera, pelo que esses meios vão reforçar os trabalhos de assistência médica e medicamentosa.