Trinta mil documentos, entre certificados e declarações, encontram-se no Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) à espera que os requerentes procedam ao seu levantamento, informou, ontem, o director-geral da instituição, Jesus Tomé.
Falando à ANGOP sobre o pro- cesso de avaliação e acreditação das instituições e cursos do ensino superior, o director revelou que uma boa parte dos estudantes que faz a homologação ou reconhecimento dos certificados e declarações não faz o levantamento do documento. “Temos 30 mil declarações de homologação prontas para serem levantadas, mas os utentes não têm aparecido, mesmo quando notificados”, disse.
Acrescentou que foi criado um sistema automático de notificações de todos os documentos prontos, no intuito de facilitar o processo. Jesus Tomé revelou ainda que a instituição está a criar uma nova estratégia, que permite levar as declarações homologadas aos respectivos titulares. “A cada 100 pedidos que entram na instituição, só 20 são de reconhecimento.
Há muito mais procura por homologação, o que é perfeitamente normal, porque temos mais estudantes internos, do que fora do país”, explicou. As solicitações de homologação e de reconhecimento de estudos do ensino superior são feitas somente online, via Serviços Públicos Electrónicos do Governo (SEPE).
Entretanto, a recepção é feita por via presencial. O sistema de homologação e reconhecimento foi lançado a 26 de Junho de 2020, e permite que os diplomas de estudantes do ensino superior em Angola, e não só, passem a ser homologados e reconhecidos num período de até 10 dias, pelo INAAREES. O INAAREES é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.