Ao menos 20 pessoas morreram, entre elas um guarda penitenciário, numa tentativa de fuga em massa de uma penitenciária de Belém devido a uma “intensa troca de tiros” com os agentes, informaram as autoridades paraenses nesta Terça-feira, 10.
Os factos ocorreram no Complexo Prisional de Santa Izabel, quando o grupo de detidos tentou fugir com o apoio de homens “fortemente armados” nos arredores do centro que, inclusive, lançaram explosivos num dos muros, revelou a Secretaria de Segurança do Estado do Pará. Foi nesse momento que começou “uma intensa troca de tiros entre o grupo que realizava a tentativa de resgate em apoio externo entre parte dos presos e a equipe do Batalhão Penitenciário”, detalhou.
Além do guarda morto, “confirmaram a morte de outras 19 pessoas, entre presos e integrantes do grupo criminoso de resgate”, detalhou a secretaria. A dependência, que reforçou a segurança do presídio sem poder determinar se ainda há presos foragidos, assegura que os presos também tinham armas no interior do complexo. Outros quatro agentes de segurança ficaram feridos e um deles se encontra em estado grave. Até ao momento, foram apreendidas duas armas, três pistolas e dois revólveres dos criminosos que estavam fora do centro penitenciário. A Companhia de Operações Especiais da PM deslocou um efectivo táctico para reforçar a segurança do complexo.
A superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não comunicou se houve fuga de presos na acção. Uma revista e recontagem de presos foi realizada na unidade prisional. Desde o início da tarde, foram iniciadas buscas aos criminosos implicados na tentativa de resgate. Também iniciaram as investigações para apurar que grupos agiram neste acto, a entrada de armas na unidade, além de todas as trocas de fogo durante a tentativa de resgate de presos, informou a Secretaria de Segurança do Estado do Pará.