Noventa supervisores pedagógicos dos nove municípios da província do Bengo estão a ser formados em matérias de controlo, acompanhamento, apoio pedagógico e metodológico às instituições de ensino, no âmbito da preparação do ano lectivo 2023/2024.
Com duração de cinco dias, a acção formativa está a ser ministrada por nove formadores. Trata-se da segunda fase da capacitação, uma vez que a primeira foi reservada exclusivamente para 38 inspectores escolares.
Os participantes estão a abordar temas relacionados com “A função da supervisão pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, perfil, competências e a separação de poderes entre supervisor e o subdirector pedagógico”.
O papel do supervisor pedagógico na implementação dos currículos e processos de cursos, modelos de supervisão pedagógica e suas implicações na melhoria do trabalho docente, e as práticas interactivas assentes na observação, análise e reflexão, pedagógica serão também abordadas.
O responsável do departamento de Inspecção e Supervisão Pedagógica do Bengo, Bernardo Raul, disse esperar de cada um dos participantes a observância das normas para se evitar atropelos e conflitos de interesses entre inspectores e gestores escolares.