O Instituto Superior Politécnico Sol Nascente do Huambo promove, desde Sábado, um ciclo de palestras sobre os desafios da educação em Angola, denominado “Conversas sobre Educação”.
De acordo com o director do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Eliseu Chipaco, o evento enquadra-se no plano anual de investigação científica da instituição universitária e das comemorações dos seus 11 anos de existência, a as sinalarem-se no próximo dia 22 de Julho.
Para o efeito, informou que serão realizadas, com uma periodicidade mensal, até ao dia 22 de Julho, palestras voltadas à reflexão sobre as práticas, problemas e desafios da educação em Angola, numa visão sócio-histórica, política e económica.
Deste modo, prosseguiu, pretende-se encontrar as melhores soluções para ajudar o Governo angolano a melhorar o actual estado do sistema educativo do país, visando o alcance de uma qualidade de ensino desejada.
Eliseu Chipaco disse que a sua instituição perspectiva um sistema de ensino que se ajuste à realidade do país e que responda aos desafios de desenvolvimento nacional.
No quadro do programa, foram apresentadas, no fim-desemana, duas obras académicas que abordam temas relacionados com a educação.
Trata-se do livro intitulado “Pecados Capitais no ensino, na avaliação e na aprendizagem”, da autoria de Manuel Afonso, publicado no princípio do presente ano, e “Poderes abusivos: As avaliações de um país em auto-destruição assistida”, de João Milambo, lançado em 2021.
Em funcionamento desde 2012, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente ministra cursos de Licenciatura em Enfermagem Geral, Cardiopneumologia, Ciências Políticas, Economia, Recursos Humanos, Contabilidade, Sociologia, História, Psicologia e Direito, assim como de pós-graduação nas especialidades de ciência política e filosofia política, tendo já formado mais de mil quadros.