O rei do município do Cuito Cuanavale, Mwene Mbingo Mbingo, enalteceu, na Quarta-feira, o projecto do Executivo de implementação de cozinhas comunitárias nas localidades rurais, com vista a assegurar uma refeição condigna aos cidadãos mais vulneráveis
O soberano fez este enaltecimento durante o encontro de cortesia que manteve na sua corte com a secretária do Presidente da República para os assuntos sociais, Fátima Viegas, que apresentou o projecto.
Na sua intervenção, o soberano agradeceu a iniciativa, tendo considerado que a mesma vai reduzir as dificuldades das pessoas vulneráveis na sua região.
No município do Cuito Cuanavale estão inscritas mais de 27 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, entre deficientes físicos, crianças e idosos, dos quais 407 membros da comunidade Khoisan.
No final dos encontros com o rei e com os representantes de igrejas reconhecidas, Fátima Viegas reiterou a importância de trabalhar com as autoridades do poder tradicional e religiosas na concretização e êxito do projecto, como reconhecimento da grande experiência destas entidades e o seu papel social nas comunidades.
Nestes termos, fundamentou a razão da contínua aposta do Governo no sentido de reforçar a parceria com a igreja na materialização dos mais variados programas tendentes a dignificar a vida humana e a melhorar as condições sociais das populações.
Justificou a sua deslocação àquele município heróico que dista 190 quilómetros de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, na necessidade de estudo, análise e diagnóstico para a possibilidade de implementação das referidas cozinhas, apelando para a entrega e envolvimento de todos os membros da comunidade.
Sobre o período exacto da implementação e entrada em funcionamento, respondeu que o momento está a servir para auscultar as partes envolvidas (administrações municipais, igrejas, autoridades tradicionais, entre outros actores), definir as cozinhas, as localidades e o público-alvo a ser beneficiado.