Por volta das 14h15 minutos do dia de ontem, 13 de Maio, no município de Malanje, propriamente nas imediações do mercado da Chaunde, um indivíduo que se fazia transportar numa motorizada parou junto da viatura Hilux, do deputado Carlos Lucas, e efectuou disparos, segundo informações postas a circular nas redes sociais. O deputado, que estava acompanhado do escoltado, está fora de perigo e a receber assistência médica numa unidade hospitalar.
Sobre este assunto, o jornal OPAÍS contactou o Serviço de Investigação Criminal em Malanje, tendo o porta-voz, Augusto André, esclarecido que não se trata de um atentado contra o deputado propriamente e, sim, um assalto contra um cidadão de nacionalidade eritreia. “O Serviço de Investigação Criminal nesta província está no alcance dos marginais que dispararam dois tiros a um cidadão de nacionalidade eritreia, ontem, 13, no bairro Cangambo, concretamente na entrada do mercado informal da Chaunde”, começou por dizer.
O entrevistado acrescentou que é importante contar os factos, para entendermos como aparece o deputado nesta situação, pois o cidadão eritreu, a bordo de uma viatura Mitsubishi, em companhia da sua funcionária, foi surpreendido por marginais quando deixava o mercado com destino à sua residência. Os marginais, a bordo de uma motorizada, em posse de uma arma de fogo, solicitaram os valores ao cidadão eritreu, pelo que o mesmo alegou que não tinha dinheiro algum, tendo um dos implicados empunhado a arma de fogo e efectuado dois disparos. “Um dos disparos atingiu a região da cabeça e outro do membro superior direito.
Depois disso, os marginais se puseram em fuga. Importa frisar que, estava de passagem, na altura dos disparos, o deputado da UNITA, tendo um dos disparos atingido a sua viatura. Esta situação fez com que o deputado perdesse o controlo do volante e bateu contra uma outra viatura”, conta.
O entrevistado disse que o deputado foi assistido no hospital por conta do trauma, uma vez que presenciou e apanhou “em tabela” um dos disparos, mas não foi ferido em nenhuma parte do corpo. Quanto ao cidadão eritreu, o porta-voz do SIC-Malanje, Augusto André, disse que já está fora de perigo, e está a receber assistência médica no Hospital Regional de Malanje. Assim, diligências estão a ser feitas, no sentido de localizar e deter os cidadãos que perpetraram tal acção.