Oitocentas e 26 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas no município de Xá-Muteba, província da Lunda Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por posse e tráfico ilícito, revelou, ontem, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Domingos Muanafumo.
Domingos Muanafumo disse, à imprensa, que a apreensão dos diamantes resultaram de uma micro-operação, que visa o combate à exploração e tráfico ilícito de dia- mentes, de menores e imigração ilegal ao longo das zonas fronteiriças. Sem revelar o número de cidadãos envolvidos no crime, o responsável disse que os diamantes apreendi- dos foram entregues à Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência”, sedeada em Malanje.
Em 2018, o Estado angolano lançou um programa de combate à exploração e tráfico ilícito de diamantes, denominado “Operação Transparência”, que visa o combate aos focos de garimpo nas regiões diamantíferas.
Por outro lado, informou, segundo a Angop, que durante a operação a Policia de Guarda Fronteira impediu a entrada ilegal de 655 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), acompanhados de 122 crianças. Disse que os imigrantes pretendiam atingir as zonas de exploração de diamantes e a capital do país, Luanda.