Dois seguranças estão a ser acusados de homicídio qualificado pela morte do colega que em vida respondia pelo nome de Cândido António da Silva, de 42 anos de idade, no bairro Tanque Serra, município de Belas, por este se ter apoderado de um dinheiro que, em princípio, devia ser dividido entre os três. O facto deu-se um dia depois das comemorações do Natal
Dois disparos de ar- ma de fogo, do tipo AKM, tendo um atingido o malogrado na região do tórax e outro no membro superior direito, foram suficientes para que Cândido da Silva conhecesse a morte imediata. O caso de homicídio qualificado que se deu no dia 26 de Dezembro do corrente ano, por volta das 04h00, no bairro Tanque Serra, foi executado no interior de uma obra.
O caso consta do balanço das últimas 24 horas apresentado, ontem, pela Polícia na província de Luanda, na voz do inspector-chefe Euler Matari. Dados preliminares dão conta que o malogrado, Cândido António da Silva, segurança da empresa Juro Noé, se encontrava de serviço no local dos factos, em companhia de mais dois co- legas. Suspeita-se que a vítima já vinha sofrendo ameaças de morte, por parte dos dois colegas, por conta de um valor que havia recebi- do e que devia ser dividido entre os três, mas que acabou por gastar sem que fizesse chegar aos demais.
Os dois acusados já foram detidos, mas manifestam desconhecimento do caso, uma vez que declaram apenas terem ouvido disparos de uma AKM contra o infeliz colega. De acordo com os dados apresentados no resumo da segurança pública referente ao dia 26 de Dezembro do corrente ano, o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu à apreensão de duas armas de fogo do tipo AKM e três armas brancas do tipo catana. Entre as armas de fogo apreendidas está uma que supostamente terá sido usada no homicídio que vitimou Cândido.
No mesmo dia, a Polícia realizou cinco microoperações que permitiram o esclarecimento de 11 crimes, com destaque para dois homicídios qualificados, cinco roubos, três furtos em residências e na via pública, que resultaram na detenção de 13 cidadãos suposta- mente envolvidos em crimes. O segundo homicídio, segundo Euler Matari, faz referência a uma cidadã, Eugénia Cristóvão, de 28 anos de idade, doméstica, que foi espancada até a morte, no interior de uma residência, pelo cidadão Vitorino Domingos, de 41 anos de idade, já detido. O facto ocorreu a 01h30, do dia 26 de Dezembro de 2023, no bairro Zango III, rua do Tanque 6, por motivos passionais.