Cinco mil motorizadas e 3 mil táxis(vulgo candongueiros) são os números que as autoridades da província da Lunda-Sul prevêem cadastrar e licenciar, durante a campanha massiva de âmbito nacional, que decorre desde o dia 27 de Abril a 14 de Maio, do ano em curso.
A campanha tem como objectivo licenciar os veículos destinados ao serviço de táxi e organizar o sistema de transporte de passageiros, com vista a contribuir na redução do índice de ilegalidade.
Em declarações à Angop, a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Cidália Pires, informou que até à presente data já foram licenciadas 232 motorizadas e seis veículos.
Apesar da fraca adesão, a província regista ainda, com preocupação, a situação de muitos operadores, sobretudo os ligeiros que furtam-se a cumprir com as suas obrigações em licenciar os seus meios.
Para reverter o quadro, salientou que os técnicos estão a efectuar trabalhos de sensibilização e vistoria aos diferentes operadores, no sentido de os persuadir a regularizarem-se.
Disse que é necessário regulamentar a actividade dos taxistas e garantir que aqueles que decidem seguir com essa profissão o façam em conformidade com a lei.
Acrescentou que a legalização que se impõe aos utentes de veículos que exercem a actividade de táxi permite que os mesmos possam trabalhar, sem obstáculos na via pública, como também ao Estado arrecadar mais receitas, através de impostos resultantes deste processo.
O processo está a ser auxiliado por outros organismos estatais, com destaque para as Administrações Municipais de (Cacolo, Muconda, Dala e Saurimo), Direcção de Viação e Ordenamento do Trânsito, Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), entre outros parceiros.
Apelou aos moto-taxistas e taxistas dos quatro municípios da província a aderirem ao sistema de transportes para melhor organização, controlo e gestão da oferta, por via do seu cadastramento e licenciamento massivo.
A rede de transportes públicos é constituída por 18 autocarros, destes, cinco estão avariados e 63 taxistas licenciados.