O reforço do investimento na agricultura familiar e pecuária, com aquisição de sementes de hortaliças, plantas frutíferas e outros materiais agrícolas, a fim de tornar a produção local mais sustentável, constituem as principais prioridades da Administração Municipal de Saurimo, durante a presente época.
A iniciativa, enquadrada no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), incentiva as famílias a dedicarem-se cada vez mais à actividade agrícola e garantir alimento suficiente para a população, segundo o administrador de Saurimo, Adérito Cahanga.
O responsável, que falava durante o conselho de auscultação e consertação social, que aprovou o plano de acção do PIDLCP, na quarta-feira última, apontou, por outro lado, o saneamento básico, a merenda escolar, a formação técnico-profissional, os cuidados primários de saúde, o melhoramento da oferta de água e a distribuição de energia eléctrica, bem como a construção de infraestruturas rurais e equipamentos sociais como outras prioridades do município de Saurimo.
Na ocasião, Adérito Cahanga disse que, para a concretização dos respectivos projectos, a administração municipal vai contar também com o Orçamento Participativo do Munícipe (OPM), assim como com as receitas cabimentadas para o município.
Na mesma senda, o administrador lembrou também que o Executivo angolano continua com o compromisso de intensificar acções que visam combater a fome e a pobreza no seio das populações, sobretudo no meio rural.
A reunião do conselho de auscultação e consertação social contou com membros da administração municipal, órgãos de defesa e segurança, representantes de partidos políticos, entidades religiosas e tradicionais, entre outras.
O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil e 231 habitantes, correspondente a 82 por cento da população da Lunda Sul.