O município de Saurimo (Lunda-Sul) passou a dispor, desde ontem, de um centro de serviços integrado do Ministério do Interior (MININT), construído no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A infra-estrutura vai albergar os serviços da Polícia Nacional, Migração e Estrangeiros (SME), Serviços de Investigação Criminal (SIC), Penitenciário e Protecção Civil e Bombeiros, órgãos tutelados pelo Ministério do Interior.
Na cerimónia inaugural, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, disse que o centro representa um ganho para a população de Saurimo, na medida em que vai aproximar os serviços à comunidade, garantindo, deste modo, a manutenção da segurança pública, de acordo com a Angop. Sublinhou que o ministério tem estado a criar condições dignas para os efectivos.
O ministro visitou às instalações do Serviço de Investigação Criminal, tendo referido que o órgão carece de recursos humanos e meios técnicos, incluindo transportes.
Por outro lado, disse que os crimes registados na Lunda-Sul, na sua maioria, estão ligados à exploração artesanal de diamantes (garimpo), imigração ilegal e contrabando de combustível.
Durante a cerimónia, o ministro entregou duas viaturas e uma motorizada para o SIC e delegação municipal do interior.
Acompanhado pelo governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, o ministro do Interior trabalhou algumas horas na província, onde reuniu com os membros da delegação provincial do Interior.