A revitalização da rede sanitária da periferia, mediante a definição do seu perfil epidemiológico e consequentemente do quadro básico de medicamentos, com vista a evitar desperdícios, constitui a principal linha de força do novo director da saúde, José Ribeiro de Carvalho.
O sector vai ainda assentar as suas acções no cumprimento das quatro dimensões assistenciais, consulta, exames complementares, receita e dispensarização de medicamentos, sobretudo nas unidades periféricas, evitando que o paciente tenha de adquirir medicamentos nas farmácias privadas.
O responsável traçou estas metas durante a sua apresentação aos quadros do sector na província, acrescentando que outra primazia será dada à reformulação do fluxograma do Hospital Regional de Malanje, dada a sua complexidade.
Ribeiro de Carvalho sublinhou, igualmente, a redinamização dos programas de controlo às grandes endemias, como a malária, HIVSIDA, tuberculose e outras doenças negligenciadas, tendo sempre como base de actuação a ética, profissionalismo, humanização e compromisso.
O acto de apresentação do novo director da saúde foi presidido pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, que na ocasião defendeu melhorias profundas no sector, em prol da prestação de um serviço de qualidade à população.
“Precisamos de melhorar, pois a população não tem uma boa imagem do sector.
Temos recebido muitas reclamações dos hospitais”, sustentou, considerando que, mesmo com recursos, os serviços ainda são deficientes.
O responsável apelou à maior articulação entre os hospitais de referência e os da periferia, bem como a melhoria das condições de trabalho dos técnicos, grande parte dos quais submetidos à pressão diária.
Ribeiro de Carvalho substitui no cargo Avantino Hélder Sebastião.