Dois subdirectores pedagógicos, um director de escola e um técnico de secretaria foram detidos, ontem, na província de Malanje, sob a acusação da prática de cobrança ilegal de valores no acto de inscrição de novos alunos.
Os quatro cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 37 e os 56 anos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal de Malanje, através do seu Departamento de Comba- te aos Crimes Contra Corrupção, em coordenação com o IGAE, no centro da cidade de Malanje, ontem.
Miguel Manuel Luamba Dambi, director da Escola Primária Nº 120, situada no bairro da Camoma, Rodrigues Diogo Joaquim, subdirector pedagógico da referida escola, António Bande Calombe, subdirector pedagógico da Escola Ngola Kiluanje, situa- da no bairro campo de Aviação e António Jorge Tiro, técnico de secretaria da referida escola, são os acusados.
Depois de terem recebido uma denúncia anónima, os operacionais do SIC e do IGAE realizaram acções operativas que culminaram com a detenção dos cidadãos, em flagrante, no interior das escolas onde realizavam a recolha de valores de forma indevida aos estudantes, bem como aos encarregados de educação. No acto foram apreendidos 17.000 kwanzas em posse dos implica- dos que foram apresentados ao Ministério público para a legalização da detenção