O comandante da Região Militar Norte, tenente-general Dinis Lucama, orientou, ontem, os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) a reforçarem as medidas de defesa, protecção e manutenção da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC)
Dinis Lucama, que falava na abertura da 14ª reunião de balanço anual da Região Militar Norte, referiu que a Região Militar Norte possui uma vasta fronteira com a RDC e, por essa razão, “deve haver maior responsabilidade na defesa, protecção e manutenção da zona fronteiriça”.
A província do Uíge partilha uma fronteira terrestre de 442 quilómetros com a República Democrática do Congo (RDC). O oficial general defendeu ainda a necessidade de se reflectir sobre a situação social dos efectivos das FAA, infra-estruturas e armamentos – pilares sem os quais não se pode falar de uma unidade militar, segundo a Angop. Durante a sua intervenção, o tenente general Dinis Lucama lembrou ainda sobre a necessidade de preparação permanente das tropas, no domínio das artes militares em tempos de paz.
O encontro, que conta com a participação de chefes de armas e ser- viço, repartição e comandantes de brigada, vai analisar o estado do armamento e técnica, asseguramento logístico e medicamentoso, disciplina das tropas, análise do estado da criminalidade nas unidades e sub-unidades, infra-estruturas e a retrospectiva da situação geopolítica nacional e internacional.