A direcção municipal da Acção Social de Quipungo, província da Huíla, reforçou a aposta na formação técnico-profissional de jovens da comunidade minoritária San, numa parceria com o Instituto Nacional de Emprego e de Formação Profissional (INEFOP)
ADirecção da Acção Social tem controlados 472 membros da comunidade San, distribuídas em cinco localidades, designadamente Mupembati (124), Mupalala (67) e Kankhombo (46), comuna do Ombo, assim como na Derruba, comuna do Chicungo (225) e Mucuio, sede municipal (10).
O processo de formação começou em 2021 e até ao momento 10 jovens foram capacitados em electricidade, carpintaria e serralharia na comunidade da Derruba, sendo que cinco já exercem actividade económica por conta própria.
Em declarações à ANGOP, ontem, Terça-feira, no Lubango, o director municipal da Acção Social, Gelson Leitão, afirmou que nessa fase deu-se prioridade à comunidade San, que já recebeu alguns materiais da administração local, para dar início a actividades de renda.
“Nesta altura temos um projecto de negociação em curso para ver se conseguimos inserir, pelo menos, cinco jovens num programa de micro-crédito.
Já temos as propostas, para poderem ser beneficiadas este ano, sobretudo no agro-negócio”, acrescentou.
Referiu que das mais de 90 famílias controladas, a maior parte vive da agricultura, daí que o programa da administração visa o agro-negócio, com vista a que os jovens produzam para a subsistência e o mercado.
Destacou que ainda assim não deixam de ser uma comunidade vulnerável e toda a atenção tem sido prestada pela administração, como a distribuição de inputs agrícolas e cesta básica mensal, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Referiu que a administração acompanha 12 crianças dessa comunidade em formação na Paróquia do Toco, cujos pais não têm a possibilidades de levá-los à escola. Das 472 pessoas controladas, conforme o entrevistado, 80 por cento já possui bilhetes e cédulas pessoais, um processo de registo civil em curso acompanhado pela Acção Social.