Quinze mil famílias camponesas estão a ser fortemente assoladas pela seca, no município dos Bundas, província do Moxico, com a destruição de mais de 40 mil toneladas de produtos diversos, na presente campanha agrícola, soube ontem Quarta-feira a ANGOP.
De acordo com o director municipal da Agricultura daquela região, Canhica Laston, a seca prolonga-se desde Novembro do ano passado, afectando “gravemente” muitas culturas. “ A seca causou a destruição dos produtos já lançados na terra, e como consequência mais de 15 mil famílias têm a sua produção comprometida”, disse.
Para se reverter a situação e minimizar os efeitos da seca, as autoridades no município dos Bundas trabalham num programa de capacitação dos camponeses, sobre novas técnicas de cultivo com base à rega. O milho, a mandioca e a batata são as culturas mais produzidas naquela região, que dista a 356 quilómetros do Luena, capital da província do Moxico.
Bundas é um dos nove municípios da província do Moxico, que tem 37 mil 817 km². Lumbala Nguimbo é a sede municipal, contando igualmente com as comunas do Lutembo, Chiume, Luvuei, Ninda, Mussuma Mitete e Sessa.
O município é limitado a norte pelos municípios do Moxico e Alto Zambeze, a leste pela República da Zâmbia, a sul pelos municípios de Rivungo e Mavinga (na vizinha província do Cuando Cubango), e a oeste pelo município de Luchazes.