A Pumangol organizou, nos dias 21 e 23, a sua Feira de Saúde Anual, no distrito Urbano do Benfica, intitulada “Saúde Até Si”, uma iniciativa que disponibiliza serviços médicos gratuitos às comunidades carenciadas das zonas envolventes onde decorrer.
As áreas de apoio, análise e diagnóstico incluídas na edição deste ano foram a clínica geral, oftalmologia, pediatria, estomatologia, ginecologia, psicologia, vacinação e análises clínicas.
Segundo o director de responsabilidade corporativa da Pumangol, Amílcar Costa, esta feira foi pensada em estreito alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os ODS 3, 10 e 17 – que visam “garantir a saúde para todos, combater as desigualdades e criar parcerias na implementação destes objectivos globais”.
A escolha do local para a 1ª edição de 2024 do “Saúde Até Si” surgiu da distribuição de sopa solidária, pelo Restaurante “Estou no Trabalho”, e durante a qual foi possível constatar as debilidades das crianças e dos adultos que ali acorrem todos os dias.
Posteriormente, a Pumangol e os donos do restaurante decidiram avançar com a realização desta feira de saúde, chamando para ela outras entidades, designadamente a Administração do Distrito de Benfica, repartições de saúde, e empresas como a Angonabeiro, Abricome, Cantinho da Ayula, Lua, Lokenath Remédios, a Serviclean, Floridente, Óptica Planalto Central, Clínica da Visão, e o parceiro ambiental Nação verde.
“Durante a nossa última acção de apoio social, realizada em Março – ‘Sopa Solidária’, identificamos diversas necessidades de saúde nas crianças da comunidade.
Por isso, decidimos realizar a “Saúde Até Si” no mesmo local, para dar resposta directa e concretamente nessas necessidades”, disse Amílcar Costa, que garante que a empresa está disponível para continuar a apoiar as comunidades carenciadas e para contribuir para o bem-estar das comunidades.
Manifestou que fizeram a entrega de fármacos, mais de cinquenta fármacos diferentes, desde os desparasitantes, xaropes para tosse, vitaminas, entre outros.
O director manifestou ainda que neste momento só estão a trabalhar em Luanda, mas também pretendem expandir os serviços para outras províncias.
Esta Feira de Saúde, que será anual, arrancou no dia 21 de Junho, e estendeu-se até domingo, entre às 08h e às 16h, no Galpão da Quitanda, junto ao Restaurante “Estou no Trabalho”, no Distrito Urbano do Benfica, sentido Zango – Benfica.
É uma acção, segundo o entrevistado, que evidencia o compromisso da Pumangol com a sua responsabilidade social corporativa e com o envolvimento crescente que pretende ter no apoio às áreas sociais. Importa frisar que a Pumangol iniciou a sua actividade em Angola em 2008.
É uma empresa de energia que opera no sector petrolífero do downstream e cujo propósito é impulsionar o crescimento do país, contribuindo para satisfazer de forma sustentável as necessidades dos seus clientes.