Uma fábrica de oxigénio e um laboratório de análises clínicas entraram em funcionamento na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, no quadro da melhoria da assistência médica e medicamentosa dos cidadãos nesta região
As infraestruturas fazem parte do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), custaram 200 e 400 milhões de kwanzas, respectivamente, e foram inauguradas no quadro do 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada de libertação nacional, pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto.
A fábrica, instalada no Hospital Geral da Lunda Sul (HGLS), dispõe de duas componentes, sendo uma interna, canalizada directamente na unidade sanitária, e a externa para o enchimento de botijas.
A mesma irá funcionar 24 horas/dia sem interrupção, dispondo de uma capacidade para produzir 57.9 litros por segundo de oxigénio e encher, numa primeira fase, 10 botijas.
Já o laboratório de análises clínicas do Hospital Pediátrico da Lunda Sul (HPLS), apetrechado com meios modernos, vai oferecer exames de hemograma, malária, análises de urina, fezes, bioquímica, hormonais, hemostase, ionograma, marcadores tumorais, entre outros.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial de Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, disse que a fábrica de oxigénio vai permitir poupar do orçamento um valor de dois milhões de kwanzas, utilizados outrora na aquisição e transporte de 120 garrafas, assim como arrecadar outros valores com a eventual comercialização de oxigénio as províncias da Lunda Norte e do Moxico.
Com capacidade de 150 camas, o HGLS dispõe de três blocos operatórios.
Já o Hospital Pediátrico comporta 60 camas, com uma média de atendimento diária de 300 pacientes.