A feira de Tecnologia e Inovação do Uíge foi aberta ontem, com cinquenta expositores, que trazem projectos no domínio da educação e ensino, energias renováveis, agricultura, turismo e transporte, segundo o director geral do Centro de Formação Tecnológico e Inovação do Uíge ( CFTU), Virgílio Cordeiro
Maria Custódia
O evento, que decorre nas terras do bago vermelho, abriu as portas nesta, Quinta-feira e vai durar dois dias, com um número, a dobrar, de expositores em relação à edição passada, o que se reflectiu também no número de projectos, de inovação tecnológica.
Segundo Virgílio Cordeiro, todas expectativas foram superadas, na medida em que, os cinquenta expositores trouxeram projectos no domínio da educação e ensino, com o uso da inteligência artificial; as áreas de tecnologia e telecomunicações, energias renováveis, agricultura, e projectos no domínio do turismo e transporte.
De acordo com o responsável, tem muitas inovações, e nestes dois dias pretendem mostrar ao país, e não só, que a província do Uíge vai marcando passos significativos no mundo das tecnologias de informação.
Deste modo, o centro tecnológico tem estado a apostar na formação técnica e profissional da juventude local e os frutos são estes apresentados na feira, segundo o entrevistado.
“ Nesta terceira edição da feira, temos cinquenta expositores, quarenta com iniciativas locais, e dez vindo de outros pontos do país, que trouxeram cerca de trinta e cinco projectos”, disse.
O director manifestou ainda que, para esta feira, foi traçado como meta atingirem 500 visitantes, mas logo no primeiro dia, a presença dos convidados já esteve acima da média.