Cem mil dólares norte-americanos (83 milhões de kwanzas) foram disponibilizados pelo Sistema Coca-Cola Angola para financiar o projecto ‘OMAZA’, que visa melhorar o acesso à água e a segurança sanitária no mercado do Calumbo, em Viana, e nas comunidades de Mazozo e Cabala, no município de Icolo e Bengo, em Luanda.
Com esse projecto, a ser desenvolvido num período de 12 meses, a contar de Dezembro de 2023, espera-se o fortalecimento da resiliência das comunidades vulneráveis ao clima, com mais de 26 milhões de litros de água por ano, e melhoria da capacidade de gerir os recursos hídricos.
Segundo uma nota de imprensa da companhia, estima-se também que o OMAZA beneficie, directamente, mais de 1 500 famílias, proporcionando um impacto histórico.
A iniciativa do Sistema Coca-Cola em Angola e da Refriango, em colaboração com a Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA) tem, igualmente, como objectivo reabastecer continuamente as comunidades com água e devolver a água utilizada na produção de bebidas ao meio ambiente, através de águas residuais tratadas, em conformidade com as regulamentações locais, contribuindo para a sustentabilidade da vida aquática.