Os trabalhos de desminagem da área de implementação do projecto de electrificação do Triângulo dos Dembos, incluindo Nambuangongo, estão na fase final, revelou a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba
Sob responsabilidade da empresa “Kubuila”, os trabalhos iniciaram em Janeiro de 2023 e tiveram como ponto de partida a subestação das Mabubas, município do Dande.
Nesta fase decorre o levantamento topográfico, o cadastramento de possíveis activos e a formação da equipa de técnicos que será inserida no projecto.
O projecto prevê desminar 252 quilómetros do traçado onde serão lançadas as torres de transporte de energia para os municípios do Bula Atumba, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo.
O projecto de electrificação comportará 170 quilómetros de linha de 60 e 30 Kilovolts, saindo da barragem das Mabubas. Terá quatro subestações na comuna do Úcua (Dande), Piri, Quibaxe (Dembos) e Muxaluando (Nambuangongo).
Orçado em 63 mil milhões 544 milhões 616 mil kwanzas, financiados pelo Reino de Espanha, o projecto de electrificação do triângulo, incluindo Nambuangongo, será executado pelo consórcio Quantum Solutions e Soltec Solutions Uma vez concluído, a empreitada vai levar o progresso e o desenvolvimento aos quatro municípios que neste momento dependem de grupos geradores.