A UNESCO, a Refriango e a Coca-cola lançaram, ontem, o projecto de “educação ambiental”, que prevê instalar 10 ecopontos em igual número de escolas e atingir mais de 20 mil alunos em matérias de sensibilização sobre a importância da recolha e tratamento de resíduos sólidos, para a sustentabilidade ambiental do país
O projecto prevê a instalação de ecopontos em escolas de Luanda e um programa de educação ambiental para professores e alunos, foi lançado, ontem, no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), pela Comissão Nacional de Angola para a Unes- co, a Refriango e Coca-Cola.
O acto que se enquadra nas co- memorações do Dia Mundial do Ambiente e Internacional dos Oceanos, respectivamente, 5 e 8 de Junho, visa estimular a consciência mundial de preservação do ambiente, mediante as medi- das de políticas e a mudança de atitude da sociedade para garantir o desenvolvimento sustentável. Para além dos 10 ecopontos que serão instalados, nas escolas do Iº e IIº ciclos do secundário associa- das à UNESCO, pretendem for- mar mais de 20 mil alunos sobre a separação de resíduos sólidos.
Como resultado das acções levadas à cabo, a Refriango pretende, até ao final do ano, recolher cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos sólidos, numa iniciativa que vem, não apenas preservar o meio ambiente, gerar riqueza e fomentar a economia circular. Outro objectivo do projecto, segundo Tânia Jardim, directora de Marketing da Refriango, é criar cidadãos conscientes e activos na missão que considera de urgente e tornar Angola um país mais limpo, com o meio ambiente mais saudável onde todos sejam beneficiados.
Por seu turno, a secretária de Estado para o Ambiente, Paula Coelho, disse ser notório os grandes desafios ambientais que ainda se vivenciam no seio das populações, a nível nacional e internacional, se considerarmos a “emergência ambiental” que se reflecte na perda da biodiversidade, nas alterações climáticas, na poluição plástica entre outros fenómenos, resultantes de uma acção antropogénica.
80% da população com domínio básico sobre meio ambiente até 2050
De acordo com aquela responsável, a educação ambiental apresenta-se como factor fundamental na criação de uma consciência de sustentabilidade, a qual promove a protecção e conservação dos recursos, o respeito pela vi- da e o bem-estar das populações. “A Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022 – 2050 foi aprovada por Decreto Presidencial 149/22 de 9 de Junho. O referido diploma veio reforçar e definir as directrizes do processo da educação ambiental a nível nacional.Com a implementação da mesma pretende-se que, pelo menos, 80% da população nacional, até 2050, tenha domínio básico das questões ambientais e uma consciência participativa activa”, disse.
No período que consta da referida estratégia, pretende-se ainda que sejam inseridos, periodicamente, temáticas ambientais, nos currículos do sistema de ensino; e que sejam formados em matéria de educação ambiental pelo menos 60% dos recursos humanos do Estado. O lançamento deste projecto de educação ambiental no meio escolar, vai permitir, segundo a secretária de Estado, que o educando adquire conhecimento e informações relativas às questões ambientais e passa a entender como ele pode interferir directamente na degradação ou na preservação do ambiente.
“É necessário que os professores sejam mediadores, promotores de actividades educativas, levando acções práticas que visem à reflexão e conscientização dos alunos. É necessário ainda que o corpo docente de cada instituição esteja preparado para enfrentar este desafio, educando- os de forma lúdica e ratificando valores de protecção e preservação do ambiente”, defende, Paula Coelho.
De lembrar que, as escolas seleccionadas para o projecto são o Instituto Médio de Economia de Luanda, Instituto Médio Industrial de Luanda, Instituto Médio Comercial de Luanda, Instituto de Telecomunicações de Luan- da, Instituto Médio Politécnico Alda Lara, Complexo Escolar Teresiana de Viana, Colégio nº 1140 1º de Maio, Colégio Nº 1124 Nzinga Mbande, Escola de Saúde Castelo e Liceu nº 5106 Neves Bendinha.