As acções de impacto social inseridas no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) beneficiaram 158 mil e 333 pessoas nos seis municípios da província do Zaire, em 2023, revelou, ontem, o vice-governador do Zaire para o Sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso.
Durante o exercício económico do ano transacto, foram executados nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui 105 projectos de impacto social nos mais variados domínios, dos 138 previstos.
Estes dados foram apresentados, em Mbanza Kongo, na abertura da reunião da comissão técnica provincial do PIDLCP, que está a fazer o balanço das actividades desenvolvidas no ano passado e perspectivar as acções para 2024.
O governante informou, segundo a Angop, que para a concretização das acções enquadradas no mesmo programa foi desembolsado um mil milhão, 443 milhões 441 mil e 911 kwanzas, correspondendo a 71,54 por cento de execução financeira.
Alinhado ao Programa Nacional de Desenvolvimento (PND-2023/2027), o PIDLCP foi criado pelo Executivo para contribuir na redução da pobreza extrema no seio da população, promover o desenvolvimento humano e a inclusão socioeconómica das famílias vulneráveis.
Participam no evento administradores municipais e seus adjuntos, assim como técnicos ligados ao programa de combate à pobreza na região.
A província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.